Projeto Artístico

Na segunda metade do século XIX, entre as lutas dos liberais e absolutistas floresceu a maior parte das bandas comunitárias, a Banda de Música  da Associação de Cultura Musical de Lousada é uma delas.

Desde a sua fundação (1855), muitos maestros, instrumentistas e directores associativos nasceram, cresceram e viveram (n)esta instituição.

No presente, o projeto da Banda de Música da ACML, caracteriza-se essencialmente por ser um processo de continuidade entre o passado e o presente.

É formado por jovens músicos alunos e ex-alunos do Conservatório do Vale do Sousa e todos os músicos que se identifiquem com este projeto que terá o “auditório” o espaço performativo a privilegiar, no qual:

 

  1. fará uma abordagem directa à “Cultura Musical”, através da história, do conhecimento e da interpretação do “Repertório Original para Banda”;

 

  1. e no âmbito da programação, a Banda de Música da ACML, ciclicamente articulará a sua acção musical com outras áreas performativas existentes dentro e fora da associação, como por exemplo: os instrumentos de corda, o canto/coro, a dança/ballet, o jazz/big band, o teatro, a música popular como o nosso folclore e as diversas variantes de música ligeira. Como também, a multimédia e a electroacústica.